Primeiro é importante perceber que a voz se estraga.
O normal deve ser , beber entre cinco a seis copos de água ao longo do dia. E água é mesmo água, nenhum outro líquido a consegue substituir.
- Outra medida para ter uma voz saudável tem a ver com a postura e a prática de exercício físico.Em todos os manuais da voz se fala de alongamentos, da ginástica, do método Pilates e de ar livre. Caminhar, andar, oxigenar é excelente.
Lemos também no editorial deste jornal, pelas palavras do nosso Director Clínico, o neurologista Dr. Ângelo Soares, a explicação para um dos sintomas da Esclerose Múltipla relacionado com a voz – a disartria ou a dificuldade em pronunciar adequadamente as palavras, de forma a serem perceptíveis para os outros.
Não havendo tratamento farmacológico recomendado para este problema, aconselha-se nalguns casos, sessões de terapia da fala com terapeuta qualificado, obtendo-se bons resultados.Também algumas estratégias podem ser utilizadas com benefício para a nossa capacidade de comunicação:
1. Reduza o ruído de fundo do espaço onde se encontra. O seu esforço para se fazer ouvir será menor e a atenção do seu interlocutor estará mais centrada em si.
2. Olhe directamente para a pessoa com quem está a falar. Os vossos olhares também comunicam.- Use frases curtas e simples em vez de um discurso complicado. Sentir-se-á mais á vontade.
3. Exija e demore o tempo que lhe for necessário para dizer tudo o que precisa – não se apresse.- Exagere na linguagem corporal – use os gestos e as expressões faciais – seja “actor”.
4. Use tanto a escrita como a fala. As palavras é que são mesmo o importante. Faladas ou escritas é como lhe der mais jeito a si.Não se preocupe a tentar pronunciar as palavras correctamente – se a mensagem que pretende passar for compreendida então isso é suficiente.-Oiça a sua voz. Conheça as suas alterações.
Cuide da sua voz. Use-a como o seu cartão de visita.É a sua voz.